Behaviorismo, porque algumas pessoas são simplesmente burras.

Para quem não sabe, o behaviorismo é um conjunto de teorias psicológicas que consiste em acreditar que seres humanos são adestráveis.
Em uma educação de estímulo/punição as pessoas tendem a aprender rápido, como um treinamento de cães, você dá um doce para ele quando ele faz algo certo, então ele "aprende" que aquilo é o que deve ser feito.
Não interessa o quanto isso pareça primitivo, a questão é que funciona, com alguns seres humanos pelo menos, alguns inclusive só funcionam dessa maneira.
Veja um exemplo bem educativo: Adestrando seres humanos
Isso pode até ser um exagero, uma piada, mas o fato real é que isso funciona, não interessa se isso é bom ou ruim, se não exalta a raça humana como incrível superiora sobre todos os animais não importa, se funciona.
E quando um pai oferece um carro para o filho passar no vestibular, o filho estuda; quando todo nosso sistema educacional é baseado em notas, e as provas são usadas como instrumento de barganha de estímulo/recompensa entre alunos e professores.

Cientistas, pessoas da elite, intelectuais, são pessoas com oportunidades mil em suas vidas, eles tiveram chance de aprender, estímulo cultural e acesso a esse conhecimento, e existem pessoas que não tem, por mais que seja complicado para a elite intelectual compreender, existe uma parcela grande da população mundial que não faz nem duas refeições ao dia, quando não se tem nem o básico para sobreviver, outras coisas são deixadas de lado.
Não acho que problemas linguísticos, filosóficos ou de física quântica perdem a importância num mundo que as pessoas passam fome, mas quem se dedica a carreiras cientificas deve entender que existem sim problemas maiores no mundo, e que a realidade não é a mesma para todos...

Sem contar o fato obvio, não sei porque não se considera a explicação mais fácil, algumas crianças não aprendem porque são burras!!
Sinto muito, a vida é assim, gente burra tem até mais chance de ser feliz, supere e siga em frente.
Mas deve ser politicamente correto ou algo assim , mas não é uma questão de raça, nem nada dessas imbecilidades, é um simples fato empírico, sem estar em nenhuma raça, classe social, religião (ou ausência dela) a burrice humana é muito democrática.
Algumas pessoas aprendem mais fácil, pensam mais e melhor.
Ou mesmo se interessam em pensar, alguns não ligam, outros sim; as pessoas são muito diferentes, mesmo tendo o mesmo aparato biológico, as milhares de opções que temos em administrar nosso cérebro nos dá milhares de resultados. Resultados esses que não são categorizáveis...
Podem existir teorias hoje melhores do que o behaviorismo, que explicariam talvez como funciona o cérebro, o método de pensamento de algumas pessoas, já a massa do povo, é explicada pelo behaviorismo.

Citando o vídeo acima, com o behaviorismo a Penny iria aprender a se comportar e nunca iria perceber que estava sendo condicionada, já o Leonard sairia perdendo no behaviorismo, quem percebe que está sendo condicionado já não está!! A existência de muitas teorias nos permite entender muitas pessoas diferentes.
Não existe um tipo de pessoa melhor do que a outra somos diferentes com potenciais, histórias e objetivos diferentes.
Podemos ter o mesmo cérebro, os mesmos genes,  mas o que fazemos com ele é outra história.

Nenhum comentário: