Museus: Uma história sangrenta


Os museus, eram na origem da palavra, um templo das musas!! Um local onde se armazenava coleções de particulares que começaram, nesta epoca, a serem doadas aos museus. Um local onde os participantes da revolução francesa realizavam seu sonho de espalhar a cultura....Agora não era mais para poucos! O povo poderia em um só local ter acesso a esse incrivel acervo cultural.

Hoje os museus são casas de espólios de guerra, nimguem questiona porque todo aquele artefato egípcio não esta no museu do Cairo, e sim, no Louvre!! Pois é, roubo de guerra, eu acho mais apropriado do que espolio!!

O Egito inclusive já pediu este artefatos de volta!
O numero de pedidos de repatriação é grande, as nações saqueadas querem suas posses de volta, e o Louvre continua se negando....Como se receptação de mercadoria roubada só fosse valido para antiguidades.

Os exércitos espanhois e franceses que voltaram com centenas de artefatos astecas, é claro "enriqueceram" a nação deixando é mais claro ainda, uma pilha de corpos por lá!!!!
As tumbas são o exemplo clássico de como isso funcionou, alguém que roubou o artefato, vende o mesmo para o museu, que não quer saber de onde ele veio, e compra impunemente a mercadoria roubada.
Durante a segunda guerra a roubalheira de obras de arte foi suntuosa!! Hitler como pintor fracassado que era, roubou muitos quadros que até hoje estão em museus que não deveriam estar, e seus legítimos donos ficam só com sua lembrança!!

Não esquecendo que o próprio homem do "liberdade, igualdade, fraternidade" que fundou os museus, Napoleão era um famoso fomentador do saque de obras de arte...
O patrimonio cultural nesse caso é ignorado!! Como se sabe, se todo artefato roubado de museu fosse devolvido teríamos muitos salões vazios pelo mundo.
Os acervos foram “adquiridos” com o tempo, a história dos museus esta cheia de exploração....Nos museus europeus os artigos africanos que la estão foram adquiridos como??
Na exploração da África, que devo lembra-los não foi agradável para o povo que la morava e vive as conseqüências dessa exploração ate hj!!

Assim, quem diria nessa historia humana sangrenta até os museus, aparente reduto da cultura e civilidade foi tambem construida com muito sangue!!

Nenhum comentário: